Ligue  11 4029-6613

LIV

Laboratório Inteligência de Vida

O LIV é o programa que desenvolve o pilar socioemocional na escola, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.

Nosso programa dedica momentos estruturados para cuidar do desenvolvimento socioemocional de toda a comunidade: alunos, famílias e equipe escolar. O Projeto de Vida auxilia nos desafios atuais e futuros.

Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecerem e nomearem as emoções básicas através de jogos, brincadeiras, contação de histórias e ludicidade.

Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman.

Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria socioemocional:

• autoconhecimento;
  • autorregulação;
  • empatia;
  • relacionamento;

Nos 4º e 5º anos iniciamos uma aventura intergaláctica! Com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.

Já no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações e a chegada da adolescência. Por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como:

• Pensamento crítico;
  • Perseverança;
  • Proatividade;
  • Colaboração;
  • Comunicação;
  • Criatividade.

Alinhado com o Ensino Médio, o LIV estrutura o Projeto de Vida do aluno!

Muito além de traçar metas, ele envolve sonhos, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites, potências e expectativas de si e dos outros. Este segmento é organizado em três blocos temáticos, um para cada série:

• Como eu estou? (Autoconhecimento e protagonismo);
  • O que me move? (Influência de temáticas atuais nas escolhas pessoais);
  • Para onde vou? (Como traçar futuros possíveis para si e para o mundo).

Por meio de recursos audiovisuais exclusivos, textos e dinâmicas coletivas e individuais, contemplamos os quatro eixos estruturantes exigidos pela BNCC no Ensino Médio.