Laboratório Inteligência de Vida
O LIV é o programa que desenvolve o pilar socioemocional na escola, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo.
Nosso programa dedica momentos estruturados para cuidar do desenvolvimento socioemocional de toda a comunidade: alunos, famílias e equipe escolar. O Projeto de Vida auxilia nos desafios atuais e futuros.
Na Educação Infantil, convidamos as crianças a reconhecerem e nomearem as emoções básicas através de jogos, brincadeiras, contação de histórias e ludicidade.
Do 1º ao 3º ano, temos como foco o conceito da Inteligência Emocional do psicólogo Daniel Goleman.
Por meio de histórias e personagens exclusivos, ajudamos os alunos a compreender sentimentos complexos e estimulamos os quatro pilares da teoria socioemocional:
- autoconhecimento;
- autorregulação;
- empatia;
- relacionamento;
Nos 4º e 5º anos iniciamos uma aventura intergaláctica! Com projetos e jogos colaborativos exclusivos, estimulamos que os estudantes entendam o seu papel no mundo. Apostamos na gamificação e no protagonismo dos alunos para começar a realizar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como comunicação, criatividade e colaboração.
Já no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os estudantes experimentam um momento de muitas transformações e a chegada da adolescência. Por meio de projetos, dinâmicas e séries audiovisuais buscamos uma conexão com as vivências dos alunos, ajudando-os a lidar com os desafios e a desenvolver habilidades socioemocionais, tais como:
- Pensamento crítico;
- Perseverança;
- Proatividade;
- Colaboração;
- Comunicação;
- Criatividade.
Alinhado com o Ensino Médio, o LIV estrutura o Projeto de Vida do aluno!
Muito além de traçar metas, ele envolve sonhos, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites, potências e expectativas de si e dos outros. Este segmento é organizado em três blocos temáticos, um para cada série:
- Como eu estou? (Autoconhecimento e protagonismo);
- O que me move? (Influência de temáticas atuais nas escolhas pessoais);
- Para onde vou? (Como traçar futuros possíveis para si e para o mundo).
Por meio de recursos audiovisuais exclusivos, textos e dinâmicas coletivas e individuais, contemplamos os quatro eixos estruturantes exigidos pela BNCC no Ensino Médio.